Video: Bacteria alimenta de arsênico, Entenda

OVOS CAUSARAM A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS

19 maio 2012.
 Possivel Explicação sobre a Extinção dos Dinossauros...















OVOS CAUSARAM A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS. (com resenha)
Na época em que os dinossauros eram os verdadeiros senhores de nosso planeta, seus filhotes eram bem pequenos. Segundo cientistas da Universidade de Zurique, Suíça, os bebês dinossauro eram até 2.500 vezes menos pesados que seus pais, no caso do titanossauro, que pesava cerca de quatro toneladas. E esse pode ter sido o motivo decisivo por trás da vitória evolutiva dos mamíferos sobre os dinossauros.
De acordo com o biólogo Marcus Clauss, responsável pela pesquisa feita na Suíça, as limitações físicas do tamanho dos ovos dos dinossauros fizeram com que tivessem filhotes pequenos. “Alguns saiam de seus ovos pesando só 2 ou 10 quilos”, conta o pesquisador.
Por isso, durante seu crescimento, os filhotes tinham de competir por comida com animais adultos de outros grupos e com os filhotes dos mamíferos, que não precisavam competir, já que mamavam em suas mães.
Isso significou que todas as categorias de animais pequenos e médios estavam ‘ocupadas’, o que não deixava espaço para os pequenos dinossauros prosperarem, como defende o estudo, publicado na revista “Biology Letters”. “Existia espaço no ecossistema para os pequenos, mas, nesse cenário, o espaço foi ocupado por adultos ou filhotes maiores de outros animais”, explica Clauss.
.
Antes ou depois do meteorito?
O evento catastrófico que liquidou as formas de vidas na Terra aconteceu há cerca de 65 milhões de anos. Tal extinção, ocasionada por um meteorito que caiu sobre o planeta, ficou conhecida como extinção Cretáceo-Terciário. A consequência desse choque com o meteorito foi fundamental: uma camada de cinzas e pó filtrou a luz solar, causando um inverno que resfriou o planeta e que secou a vegetação.
Relacionado a isso, os cientistas não conseguem chegar a um veredito sobre a morte dos dinossauros. Teriam esses animais morrido antes ou depois do meteorito chocar-se com a Terra? Se morreram antes, uma razão plausível é a sugerida pelo cientista de Zurique com a pesquisa.
Mas uma pergunta que ainda tira o sono dos especialistas é: como os mamíferos sobreviveram e por que os dinossauros não? [Telegraph]

.
Resenha do autor
Os mamíferos tiveram um sucesso reprodutivo muito maior e isso foi fundamental para a sua radiação terrestre. No momento em que dinossauros e mamíferos co-existiam, estes últimos tiveram sucesso evolutivo justamente pelas suas dimensões corporais.
Alcançar a vida adulta era simples já que a demanda energética que os filhotes necessitam para alcançar a vida adulta era bem menor. Animais do tamanho de ratos ou esquilos alcançavam a maturidade sexual sem necessitar aumentar seu peso em toneladas como acontecia com os dinossauros ou como veio a acontecer após a radiação adaptativa dos mamíferos após o Cretáceo, onde ganharam grandes dimensões.
Outro fator que foi fundamental é justamente quantidade de filhotes por prole. Mamíferos dão a luz a uma quantidade de filhotes que poderia ser maior que a dos dinossauros e com ciclos reprodutivos em menor intervalo de tempo.
O fato da mãe oferecer uma reserva alternativa de nutrientes através do leite também é um fator fundamental no sucesso adaptativo.
Enquanto a reserva alimentar do grupo dos répteis contava com o vitelo, que é uma reserva de nutrientes para alimentar o embrião, nos mamíferos após o nascimento eles podiam contar com uma reserva direta da mãe e cuidado mais intenso com a prole.
São detalhes que apesar de pequenos contam muito em um ambiente hostil como foi o Cretáceo principalmente.
Com a extinção dos dinossauros e nichos abertos os mamíferos começaram a se radiar e transforma de tal forma que abarcaram em diversas dimensões, comportamentos e estilos sociais.
.
Scritto da Rossetti
Visite o site  Hypescience ...


Comentários:

 
Baixar Sertanejo - Templates Grátis